Notas |
- A Primeira Vocacionada
Joana, como descrera o pai, era a mais zelosa em tudo que se referia à Igreja...e conhecia muito bem o Catecismo.
No coração dessa jovem, em silêncio, nascia a vocação religiosa, sem ter tido precedentes.
Renunciou a varias e vantajosas propostas de casamento. Alguém, referindo-se a isso dizia:
“Ela procura filho de rei para se casar”.Joana, porém, cultivava um sublime ideal. Jesus é, não só filho de rei mas, Filho de Deus, a quem escolhera para esposo.
De outra vez o pai comunicou-lhe outra proposta de casamento. Como ela declarasse não querer seguir a vida matrimonial, o pai satisfeito lhe diz: melhor, assim ficarás sempre junto de teus pais para os amparar na velhice. Não, diz ela, nem isso.
Eu quero seguir a vida religiosa.
Admirava-se o pai desta vocação sem precedente.
Em vista disso ele pediu ao Pe.Leopoldo da Congregação do Verbo Divino, que viera á sua casa, para dar um arranjo a isso. O Padre indicou uma Casa de Religiosas da mesma Congregação, em Juiz de Fora onde Joana poderia ser aceita.
Reunidos os filhos, o pai manifestou-lhe a vocação da jovem, fazendo-lhes ver, porém,que a jóia e o enxoval custar-lhes-ia cerca de 6:500$000, e que ele não tinha esse dinheiro e mais, com a dificuldade da língua, ela poderia ser maltratada.
Os filhos, almas generosas, disseram-lhe: Si não temos o dinheiro, temos crédito. Peça, papai, emprestado aos amigos e nós trabalharemos para pagar.
É de se notar que 6:500$000 naquela época valia uma fortuna.
As coisas estavam neste pé quando, passando por aí o missionário Pe.Francisco Pimenta, dizia-lhes: Porque mandá-la á Minas, tendo ela para isso que superar tantas dificuldades, se aí em Vitória temos as Irmãs de S.Vicente? ( Abrira-se então o atual colégio do Carmo).
O Pe.Pimenta escreveu ao Rio e de lá veio ordem que Joana seguisse para Vitória, o que ela fez em 26 de junho de1911. Joana professou na Congregação de S.Vicente de Paula em 1913. Faleceu em 19 de Fevereiro de 1919 em conseqüência da epidemia de “tifo” no Ceará, para onde fora transferida.
Salesiano Armando Schalch
Saida
|